quarta-feira, 7 de julho de 2010

O processo de recuperação da Cidade de Goiás- patrimônio da humanidade

4/7/2010 - Patrimônio Histórico

fonte:http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=1182



Formato WindowsMedia
Erguida num vale entre serras do centro oeste brasileiro, Cidade de Goiás é uma preciosidade. O município de cerca de 26 mil habitantes é exemplo vivo da Arquitetura Vernacular, a mais simples, forjada no barro e na palha. O casario do século 18 nasceu na época do garimpo. Em 2001,as Nações Unidas reconheceram a antiga capital do estado como patrimônio da humanidade. A casa onde viveu a poeta Cora Coralina, fica na beira Rio Vermelho.2001 também foi o ano de uma das piores enchentes do rio.O Rio Vermelho é afluente do Rio Araguaia, principal curso d'água do Cerrado Brasileiro. É motivo de orgulho para os habitantes de Goiás e de preocupação para especialistas que alertam: o patrimônio histórico da cidade corre o risco novamente. A cheia de 2001 deve se repetir. É só uma questão de tempo. É o que diz o geólogo Pedro Vieira, professor e pesquisador das Universidades Estadual e Federal de Goiás.
Entrevista com Pedro Vieira/geólogo :
" Levantando dados de relatos e de reportagens dos últimos cem anos, que relatam a ocorrência das cheias por meio e imagens e fotografias e a partir de 30 anos atrás nós começamos a levantar dados de fluviometria. Utilizamos como cálculo um método que se chama recorrência de cheia e essa recorrência dá o intervalo de tempo que há possibilidade da cheia retornar".
A contar de 2001, uma cheia com aquela intensidade deve se repetir em 85 anos. Daqui a 50 também deve haver uma enchente significativa. E entre este 2010 e 2011 está prevista uma de porte menor, mas com poder destrutivo também. Na zona rural, as ameaças ao rio. Plantações, de cana de açúcar e de pastagens para o gado ocupam áreas onde a mata nativa deveria estar intacta, porque são de preservação permanente, próximas ao rio. Os especialistas dizem que os municípios da bacia do Rio Vermelho tem que se unir para traçar um plano para evitar uma nova tragédia, que inclua, por exemplo, a construção de pequenas barragens ao longo do leito do rio para evitar que ele chegue ao centro histórico com tanta força na cheia.
Foram necessários quase dois anos para reconstruir a cidade de Goiás. O custo foi de 5 milhões de reais.
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás informou que está investindo na conservação do Rio Vermelho.Afirma que o trabalho envolve educação ambiental da população e dos produtores rurais, fiscalização contra os desmatamentos e queimadas às margens da bacia e nascentes do Rio.E ainda, inclui a consolidaçao e proteção do Parque Estadual Serra Dourada,também em Goiás.
Agradecimentos:
Fica-Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da
Cidade de Goiás.
Autor: 
Editora-Chefe:Vera Diegoli. Reportagem:Cláudia Tavares. Pauta e Produção da Reportagem:Paula Piccin. Imagens: Alexandro Fortes . Operador de Áudio:Sebastião Avelino. Edição de Texto:Mariene Pádua. Edição de Imagens: João Kralik

Nenhum comentário:

Postar um comentário